21 de nov de 2010

RECEITA CUPCAKE MORANGO

Bem... fiquei falando...falando... falando e falando de cupcake... não podia deixar vocês só na vontade né! Então resolvi compartilhar esta receita (muito boa, por sinal) cuja fonte é do site Chocolatria. Fiz algumas adaptações na receita, primeiro porque sou "artista" e depois porque não gosto de mousse com claras de ovo...rs Ficou muiiiiiiiiiiito bom! Que tal uma mesa de natal com esse charme de doce hein!

Ahhh... não pense nas calorias...senão, você não faz...rs
Beijos e bom apetite!!!


RECEITA:

Massa:
    1 1/2 x. farinha trigo
    1 x. açúcar
    3 colheres sopa manteiga (bem cheia)
    2 ovos
    1 colher chá fermento pó
    1/2 colher chá bicarbonato sódio
    essência baunilha
    1/2 x. de leite (esse vai por último)

Modo preparo:
Bater todos os ingredientes até estar bem homogêneo e por último acrescentar o leite. A massa fica bem firminha. Dispor em forminhas de papel. Preencher 1/3 da capacidade da forminha com massa e assar em forno pré-aquecido numa temperatura de 200ºC por 15 minutos. Deixar esfriar.
Levar ao freezer para até "firmar" para facilitar o corte que será feito para se rechear o doce. Rechear o cupcake, colocar novamete a "tampinha" e levar para geladeira por aproximadamente 4 horas.
MOUSSE MORANGO:
     2x. morango
    1/2 envelope gelatinha em pó incolor
    1/4 x. açúcar
    1/4 x. água
    3/4 x. creme de leite

Modo preparo:
Lavar bem os morangos e seca-los com guardanapo. Bater no liquidificador até obter um purê. Reservar.
Levar a gelatinha, a água e o açúcar ao fogo baixo, mexendo sempre, até se dissolver. Esperar esfriar e adicionar o purê de morango. Levar para a geladeira enquanto vamos preparar o ponto do creme de leite.
Bater o creme de leite até obter picos moles. Misturar ao purê de morango e colocar num saco de confeitar... Recheie os cupcakes e leve a geladeira por 4 horas.

GANACHE CHOCOLATE:
    200g. chocolate ao leite
    200g. chocolate meio amargo
    200g. creme leite

Modo preparo:
Picar o chocolate, colocar numa vasilha de vidro e levar ao microondas para derreter em potência média (50%) por aproximadamente 3 minutos (aqueça 1 minuto e mexa.... e assim sucessivamente). Assim que ele estiver completamente derretido, acrescentar o creme de leite e mexer bemmm... nesse momento ele vai ficar duro e você pode ter a impressão de que o negócio desandou.... mas não se desespere, bata bem com uma colher de pau que ele vai ficar brilhante e cremoso. (eu deixei resfriar um pouco o creme  pra ele ficar bem firme pra confeitar). Colocar no saco de confeiteiro com o bico grande em formato pitanga, (mas o de flor fica lindo também...) e aplicar sobre o bolinho.

Bico pitanga (azul) e flor (rosa)


Um comentário:

  1. Oi Vanessa,

    Gostei muito do seu blog e das dicas que dá.
    Já que também curte culinária, dê uma passada no meu blog. Está rolando uma promoção "Alegria de cozinhar com a Mococa". A vencedora ganha um kit de produtos da mococa.

    Beijos Carol
    http://cozinhando7.blogspot.com

    ResponderExcluir